sexta-feira, 27 de junho de 2014

PEIXONAUTA
Para quem tem acesso ao Canal Discovery Kids (TV por assinatura), tem a oportunidade de assistir aos episódios de Peixonauta, a meu ver um dos poucos desenhos que abordam os temas ambientais de uma forma muito criativa e com uma linguagem perfeitamente adequada aos nossos filhos.
Os episódios de Peixonauta podem ser utilizados até em sala de aula como material de apoio, visto que os temas são variados, mas todos com o objetivo de ensinar sobre as questões ambientais.
Peixonauta é uma série animada que demonstra grande respeito pelo meio ambiente. O agente secreto Peixonauta vive extraordinárias aventuras com seus melhores amigos, Marina e o macaco adolescente Zico. Juntos, eles exploram os mistérios do mundo, dentro e fora d’água, e se divertem no fantástico Parque das Árvores Felizes.
E os pequenos telespectadores não ficam de fora! Por meio da música, as crianças são encorajadas a interagir com o próprio Peixonauta e seus amigos. Realizando estas atividades, abre-se um mecanismo secreto que revela pistas e dados divertidos sobre o mundo explorado nas histórias da série.
A ideia do Peixonauta vir a superfície e descobrir as diferenças existentes entre o fundo do mar e a terra tinham origem em se tentar resgatar aquela sensação de criança descobrindo o mundo, além de focar na questão da sustentabilidade e do trabalho em grupo, características que já estavam no projeto original da série há uns 8 anos.
A música é um dos recursos que mais favorecem e estimulam a aprendizagem dos alunos. 
Os alunos são estimulados por meio da memorização das melodias e das sequências propostas pela letra – neste caso, a ordem das letras no alfabeto. Esta proposta permite, ainda, a memorização da ordem alfabética.
Utilizar a música, como recurso que estimula a aprendizagem dos alunos, constitui o foco principal deste Objeto de Aprendizagem. Os alunos são estimulados  por meio da memorização da melodia e da sequência proposta pela letra.
Preparei os dados da aula e atividades. Se gostar é só copiar e trabalhar com “seus” pequenos eles vão se encantar. Não deixe de comentar.

2 comentários:

gma2010 disse...

Seus trabalhos são muito lindos e de grande valor na aprendizagem dos alunos ....Parabéns pelo blog.

gma2010 disse...

Seus trabalhos são muito lindos e de grande valor na aprendizagem dos alunos ....Parabéns pelo blog.