domingo, 24 de junho de 2012

QUE BICHO SERÁ QUE A COBRA COMEU?


Escritor: Angelo Machado
Ilustrador: Roger Mello
Editora: Nova Fronteira Parad
Gênero: Literatura Infantil
Ano: 1997

Prêmio Jabuti, pela Câmera Brasileira do Livro – Melhor Ilustração. Selecionado para o Projeto Cantinho da leitura da Secretaria de  Educação de Minas Gerais.
Sinopse do livro: Que Bicho Será Que a Cobra Comeu?

Que bicho será que a cobra comeu? A cobra está morta ou dormindo? Quais filhotes estão faltando? Estes são alguns dos problemas que preocupam os personagens do livro, cujo principal objetivo é aguçar a curiosidade das crianças nessa idade em que, como pequenos cientistas, gastam grande parte de sua energia na complexa tarefa de descobrir como é o mundo e para que servem as coisas.
O livro em questão incentiva as crianças a descobrirem que animal está na barriga da cobra, além de possibilitar a contagem, sendo que no decorrer da leitura os bichos contam seus filhotes para ver se está faltando algum... É uma história muito divertida e curiosa. Vale apena levar para a roda de leitura, pois abre um leque de possibilidades de trabalho significativo com os pequenos.
Escolhi este livro por que a primeira ilustração em página dupla com a imagem da cobra dormindo já vai encantar a criançada e despertar o interesse pelo livro. E, ainda em duas páginas, a imagem da pata com seus patinhos vai prender a atenção deles. Eis um livro atraente em vários aspectos. Nele, o visual e o verbal se relacionam em perfeita interação. Os pequenos serão envolvidos na história pela pergunta básica: __Que bicho será que a cobra comeu? Aguçada a curiosidade, a busca da resposta vai requerer observação visual, porque o texto verbal não irá responder. É preciso saber olhar para descobrir. A pergunta exige, além da observação, raciocínio simples, daqueles que excitam a imaginação infantil e empolgam quem for capaz de fazer a descoberta. A busca da resposta deflagra um processo eliminatório de possibilidades. Que bicho foi devorado? A pata ficou preocupada. Contou os patinhos: 1, 2, 3, 4,5. Não faltava nenhum. Essa estrutura de pergunta e contagem serão repetidas na eliminação de outras possíveis vítimas da cobra. O passarinho, a coelha, a galinha contam os filhotes. Estavam todos lá. Nenhum deles foi devorado. Então, o bicho dentro da cobra emite um som e pula. Pela imagem é que se sabe como se move o bicho dentro da devoradora e até se pode ver como ela salta de dentro dela. Só na última página vai ser esclarecido o mistério.
Vale a pena conferir. É só clicar.

Nenhum comentário: