sábado, 17 de março de 2012

O CARACOL VIAJANTE

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.
Desde pequenas, as crianças devem se sentir motivadas a ler. Elas precisam perceber a leitura como um desafio interessante e prazeroso.
Este livro conta a história de um caracol muito interessante. Um caracol que gosta muito de viajar e demora muito para chegar aonde ele quer ir. A vida do caracol Rodolfo é uma grande viagem. Vencendo as dificuldades, ele trilha seu caminho com paciência, coragem, encantamento e fazendo amigos.  Escrito por Sônia Junqueira e ilustrado por Michele é da Editora Ática. Este livro é muito lindo porque o caracol viajante ensina que cada um faz seu próprio caminho.
Portanto, cabe ao professor:
Oportunizar aos alunos o convívio diverso e intenso em situações de leitura e escrita, a fim de aumentar o letramento e facilitar assim o processo da alfabetização dos alunos;
Ser parceiro dos alunos encorajando-os a falar e escrever as suas ideias (desejos, tristezas, alegrias) para conhecer o nível conceitual, leitura de mundo e suas dificuldades, intervindo adequadamente, quando necessário, os fazendo avançarem; confira as atividades, desenvolvidas especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto. BOA LEITURA!
Quer ver as atividades clique aqui.

Um comentário:

Luciana disse...

Obgda pelas atividades!
Deus abençoe!